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Foto do escritorHenrique Pinheiro

Salve sua empresa em 2020!

Olá leitoras e leitores do nosso Blog!

Vamos falar um pouco do cenário atual em termos de compras/vendas, principalmente para quem tem seu próprio negócio e está sem poder vender presencialmente. O que está acontecendo por conta do momento de pandemia do Coronavírus que estamos vivendo, infelizmente.

A “opção” online tornou-se não mais uma opção. Ou você se adapta (e bem rápido) para o universo virtual ou corre um risco real de entrar em colapso.

Muitos MEIs têm entendido de forma mais dolorida que o mundo está mudando imediatamente e correndo atrás de tornar suas vendas possíveis pela internet.

Ainda há por parte de diversos microempresários, certa resistência para entrar nessa nova jornada, talvez ainda por falta de mais informação e conhecimento específico para tal.

Alguns pequenos comércios têm adotado diferentes tipos de plataforma digital para viabilizar suas vendas. Não necessariamente requer grande conhecimento, tão pouco ser um programador para que se use os recursos disponíveis.

Hoje, plataformas de um modo geral estão se tornando bem mais acessíveis justamente para que todos possam utilizá-la sem desgaste ou grande investimento. Mas é preciso dedicar um tempo para a busca de qual delas seria ideal para você e seu negócio. Há de se analisar custo, se tem aluguel, porcentagens sobre vendas, recursos oferecidos, estabilidade de funcionamento, manutenção entre outras características. Melhor dedicar um tempo para decidir qual utilizar do que ter dor de cabeça depois, principalmente depois que você já divulgou em seus canais de comunicação aos seus usuários e cliente potencial.

E aí vem outra questão: depois de adotar uma plataforma online, muitos comércios não oferecem a opção de pagamento em boleto/dinheiro, mas somente cartão de crédito/débito.

Não é tão óbvio assim que todos hoje tenham um cartão de crédito à mão. Às vezes até tiveram, mas a realidade é que ainda muitos consumidores realizam suas compras com dinheiro/boleto, por não possuir um cartão de crédito.

Mas vai daí que sua loja só oferece a opção de vendas em cartão.... Inevitavelmente você vai perder vendas, e nos dias de hoje, essa quantidade pode ser significativa.

Repense. É tempo de se reinventar e abrir mão de conceitos pré-formados que se funcionaram antes, agora vamos ter que redescobrir e nos adaptarmos.

Também não é mais desculpa que para trabalhar com boleto você tenha que “mexer” em conta bancária ou criar uma conta pra isso, ou seja lá o quer for para justificar.

Existem plataformas especificas para esse tipo de emissão, que não requer grande habilidade, tempo, conhecimento nem investimento. – “Ah, mas tem a taxa”. Tem. Assim como todas as outras transações que existem e que pode ser muito menor quando repassada ao consumidor do que você não fazer a venda.

No nosso canal do Youtube tem um tutorial do uso de uma dessas plataformas, segue o link caso você já se interesse e não queira perder tempo:

Vamos encerrando esse texto com a consciência de que a hora de agir é agora. Não temos muitas certezas futuras, é verdade, mas temos os acontecimentos presentes que nos mostram escancarados que quem não se adaptar, ficará no passado.

Déa Cossalter


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